Últimas postagens

Apresentação

Você, com certeza, já ouviu falar em alimentos transgênicos, não é mesmo? Mas você sabe o que é isso? Que gosto eles têm? Onde eles são vendidos?

Com o propósito de entender melhor esse tema, precisamos saber primeiramente o que é organismo transgênico ou organismo geneticamente modificado (OGM).

Um organismo é considerado transgênico quando sofre alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente, ou seja, quando misturam a ele genes de outras espécies e que passam a desenvolver, então, novas características.


http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/OGMilho.jpg

Essa técnica foi apelidada de “recortar e colar” e, atualmente, é praticada mais frequentemente na agricultura com o propósito de criar alimentos fortes que resistam aos herbicidas, às pragas e ao clima ou, ainda, de deixá-los mais nutritivos. Portanto, os alimentos geneticamente modificados são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou microrganismos.

Você saberia dizer se consome algum tipo de alimento considerado transgênico? Como saber isso? Você conhece o símbolo abaixo?

http://medicinadavida.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/06/transgenicos.jpg

Em 2003, o Ministério da Agricultura estabeleceu que todos os produtos fabricados com mais de 1% de organismos geneticamente modificados devem trazer esta informação no rótulo (Lei da Rotulagem), representada pelo símbolo acima. Além disso, a descrição da composição do alimento e o gene que foi inserido no produto também devem ser informados no rótulo da sua embalagem. Mas, muitos alimentos ainda não colocam em suas embalagens o selo de produto transgênico.

Então, o que podemos fazer para saber se um alimento é transgênico ou não?

Algumas pessoas buscam na internet guias ou listas de alimentos considerados transgênicos para saber se o que levam do mercado para casa é ou não geneticamente modificado.

E você, compraria um produto que tivesse esse selo? Você é contra ou a favor da produção de organismos geneticamente modificados?

Espero que depois de fazer esta atividade e refletir sobre esse assunto você possa responder a essas perguntas de maneira consciente e entender que somente através da informação é que podemos fazer as escolhas certas.

Então, vamos em frente!